Diversas empresas de linhas aéreas confirmadas no Aeroporto de Jaguaruna

Aeroporto de JaguarunaDepois de um grande desenrolar, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, entrará em funcionamento dentro de um prazo máximo de até 90 dias. O primeiro de tantos voos a ser operado no local, será feito ainda neste mês de julho.

Na última semana, quatro empresas de linhas aéreas assinaram contrato com a administradora do aeroporto, a Construtora RDL, de Florianópolis. A companhia que vencer a licitação das interessadas em administrar o aeroporto irá investir no empreendimento uma quantia de R$ 17 milhões, sendo que a maior parte deste investimento será direcionado ao terminal de carga.

Estener Soratto da Silva Júnior, secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, explicou que o voo experimental será para alinhavar as últimas questões técnicas a serem resolvidas antes do início das operações de voos regulares pelas emrpesas de linhas aéreas: “Um avião de grande porte vai levantar voo, fazer as medições necessárias e testar a frenagem, por exemplo”, explica. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também irá até o local conferir o empreendimento.

Aeroporto de JaguarunaAs companhias de linhas aéreas que assinaram um contrato com a Construtora RDL até o último momento foram: NHT, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e TAM. Segundo o secretário, a NHT e Azul, companhias que oferecem aeronaves com até 140 passageiros, irão começar a operar voos em até 90 dias, portanto, a previsão é para o mês de outubro. Já para o início das operações de voos da Gol e da TAM, que oferecem aeronaves maiores, a pista do empreendimento terá que passar por uma adequação. Para isto, a pista que atualmente possui 30 metros de largura será alargada e passará a ter 45 metros. Enquanto, os voos não acontecem, a empresa administradora já atua no empreendimento desde junho. Conforme Soratto, o desejo da empresa é que o primeiro voo de grande porte seja inaugurado para receber algum clube da Série A.

Jaguaruna é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28º36’54″ sul e a uma longitude 49º01’32″ oeste, estando a uma altitude de 12 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15.608 habitantes.Jaguaruna, antiga vila e município criada em 1891, foi extinto em 1923. Voltou à existir pelo decreto estadual nº 25, de 11 de dezembro de 1930, com território desmembrado de Laguna.

Leave a Reply